sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Última semana do "Reutilizar" em 2014!

Nesta semana, trabalhamos em um novo jogo: um futebol de parafusos! Utilizamos o fundo de uma gaveta velha para o campo, parafusos de cadeiras quebradas para os jogadores e puxadores de gaveta para as traves. Lixamos, furamos e pintamos, o resultado final foi esse:

Futebol de parafusos.


Após seis meses de trabalho, chegamos à etapa final do "Reutilizar É Bem Melhor!". Como trata-se de um projeto de extensão que é submetido a um edital anual de financiamento da PROEX, a execução dos trabalhos ocorre sempre entre março e dezembro.

Desde a primeira semana de execução nos vimos diante de um grande desafio, que era contribuir para a mudança do ângulo de visão da comunidade acadêmica da UFRN em relação ao descarte prematuro dos bens da Universidade. É um trabalho de formiguinha, pequeno aos olhos de muitos, mas que se agigantou por meio dos impactos que foram atingidos. Hoje a UFRN caminha, a passos cada vez menos lentos, guiada por vários projetos como o nosso e como tantos outros, para um futuro com menos desperdício.

Toda a equipe do "Reutilizar" se empenhou em todos os projetos: construímos lixeiras, restauramos cadeira de rodas, estantes, cadeiras de escritório, fizemos jogos e brinquedos com material reutilizado. Serramos, lixamos, pintamos, escrevemos e divulgamos. Cada um de nós aprendeu muito com o projeto e com todos os seus colaboradores.

Revisando os memorandos e os ofícios, fizemos uma retrospectiva do ano de 2014:

Tabela de quantidades
Ou seja, durante a vigência do projeto em 2014, foram 719 equipamentos salvos do descarte, que tiveram a oportunidade de ter sua vida útil aproveitada novamente.

Retrospectiva 2014


Agradecemos a todos os que contribuíram de alguma forma para que o "Reutilizar é bem melhor!" desse certo: aos que reutilizaram, aos servidores que disseram não ser necessário comprar uma cadeira nova quando realmente não era; aos que nos mandaram mensagens de agradecimento e apoio. Sem a participação de vocês o projeto não teria sentido.

Apesar de ser a última do ano, esta postagem não significa um adeus: o projeto, com os seus resultados e novos objetivos, foi novamente submetido ao edital dos projetos de extensão. Esperamos estar de volta em março do ano que vem.

Até logo!

Equipe "Reutilizar é Bem Melhor!"

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Penúltima semana de projeto.

Durante esta semana continuamos a trabalhar em um novo desafio (esperamos mostrá-lo semana que vem) e mantivemos as atividades cotidianas. A chuva pela manhã nos atrapalhou um pouco, visto que ainda não temos um local fixo de trabalho e, na maioria das vezes, as tarefas são executadas ao ar livre.

Entretanto, há uma notícia boa e que merece ser anunciada: já chegaram alguns materiais que serão utilizados na construção de um galpão, onde serão depositados os equipamentos descartados pelos setores. Esperamos que, no próximo ano, o "Reutilizar" possa se beneficiar com a construção do galpão e reutilizar ainda mais materiais, já que o número de perdas pela chuva e outros fatores externos vão ser grandemente minimizados (talvez até deixem de existir).

Tijolos para a construção de novo galpão.


Infelizmente, continuamos com os mesmos dois armários de duas semanas atrás disponíveis para serem reutilizados. O estado deles é excelente, estão sem problemas na pintura, sem amasso e com as prateleiras intactas

Armários metálicos.


A segurança da UFRN reutilizou duas cadeiras de escritório nesta semana e muitas outras podem ser reutilizadas:

Cadeiras de escritório disponíveis para reutilização.

Na próxima semana faremos nosso último post do ano e esperamos vocês para conferir nossos resultados finais! 

Os interessados em nosso projeto, devem entrar em contato conosco pelos telefones 3215-3329 e 9224-0087 (claro), pelo e-mail rebem.ufrn@gmail.com ou pelo nosso perfil no facebook.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

DESCARTE ESTE ARMÁRIO (e depois assista "A história das coisas").


Em primeiro lugar, um pedido: NÃO descarte este armário! 

Em segundo lugar, uma dica: assistam "A história das coisas". O curta aborda a questão da troca de valores humanos, onde somos reconhecidos pelo poder de aquisição e mostra como isso é arquitetado para sustentar a base de um sistema onde a destruição se mantém. 

É necessário que haja uma inversão - ou resgate - de determinados valores. O crescimento desordenado não deve ser maestro em nossa sociedade. 
---


Os interessados em nosso projeto, devem entrar em contato conosco pelos telefones 3215-3329 e 9224-0087 (claro), pelo e-mail rebem.ufrn@gmail.com ou pelo nosso perfil no facebook.