sexta-feira, 25 de abril de 2014

UFRN em ritmo de ostentação?

O sujeito predominante nas relações socioeconômicas em todo o mundo é o sistema capitalista, que, para o bem ou para o mal, transformou a forma de consumo e as relações interpessoais após a revolução industrial. De modo geral, se por um lado o paradigma capitalista motiva o avanço das tecnologias que beneficiam a vida do homem, por outro dissemina a ideia de que as pessoas são melhores à medida que têm maior poder de consumo. E esse consumismo, sem planejamento, agride o meio ambiente e torna insustentável a vida na terra.  

Esse contexto faz lembrar a situação de um estilo da música popular brasileira que vem sendo muito criticado. Batizado de "funk ostentação", pode-se dizer que se trata de um segmento do funk que não protesta nem fala de violência, tampouco de pobreza, pelo contrário, as letras fazem alusão ao luxo, ao dinheiro e ao poder. Os ídolos e fãs desse ritmo usam roupas extravagantes, correntes de ouro, tênis e bonés de marcas caras e descartáveis, o que é uma grande contradição, pois, esses jovens, em sua maioria, vêm da periferia pobre das grandes cidades.


Fonte: Google imagens

Mas o que o consumismo exacerbado e o contestado estilo musical tem a ver com a UFRN? Pois bem, quando nos deparamos todos os dias com a incrível quantidade de móveis e equipamentos em condições de uso (mesmo que não seja para o fim originalmente proposto) simplesmente descartados ao relento pela comunidade acadêmica ficamos imaginando que estamos diante de uma instituição que seus integrantes, à luz do paradigma capitalista, parecem estar aderindo a moda do funk ostentação. Afinal, apesar de fazer jus ao título de melhor universidade do norte-nordeste, a UFRN ainda tem um longo caminho a percorrer para ajudar a elevar os índices de qualidade de vida em nossa região através do ensino, pesquisa e extensão. Devemos, então, buscar a excelência. Para isso, a eficácia dos gastos é imprescindível. Além de que, o desenvolvimento de ações planejadas e sustentáveis, é claro, minimiza a degradação do meio ambiente. 

No projeto, presenciamos diariamente equipamentos em perfeito estado serem tratados como lixo de maneira equivocada para, posteriormente - após exposição a sol e chuva - virarem lixo. Como estas cadeiras: 




Esta ostentação, entretanto, não tem justificativas. Temos a oportunidade do conhecimento, sabemos que danos estamos causando ao mandar para o descarte materiais assim:



É para ajudar a mudar essa realidade, que o projeto "Reutilizar É Bem Melhor" surgiu. É importante que mais pessoas abracem essa causa. Para isso, contamos com vocês. 


Os setores da UFRN e outras instituições, que se encaixem na legislação específica, interessados nos equipamentos e em nosso projeto devem nos contatar pelo telefone 3215-3329, pelos e-mails  rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br ou através do nosso perfil no facebook.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quarta semana de projeto.

Olá!

Chegamos ao nosso primeiro mês de projeto e tivemos uma semana de trabalho bastante puxada. Na segunda-feira nós selecionamos os equipamentos (algumas cadeiras e uma mesinha para computador) chegados no final da semana passada. Na terça-feira, recebemos um carregamento grande, repleto de materiais reutilizáveis, como alguns birôs e muitas cadeiras de vários modelos diferentes: estofadas, de plástico, de napa, estilo palha, com e sem rodízio, com design moderno e antigo.

Cadeira de madeira e cadeira de plástico.
Cadeira de napa.

Na quarta-feira, o trabalho foi duro: separamos cerca de 30 cadeiras, fizemos a limpeza e pequenos reparos.
  
Cadeira de escritório estofada.    



Cadeira de escritório estofada com braço.
 No momento, temos os seguintes materiais:


 Os setores da UFRN e outras instituições, que se encaixem na legislação específica, interessados nos equipamentos e em nosso projeto devem nos contactar pelo telefone 3215-3329, pelos e-mails  rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br ou através do nosso perfil no facebook.

Abrace nossa causa!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Terceira Semana do Projeto

Saudações!

Nesta semana prosseguimos com a nossa "caça por relíquias" da Universidade. Como de costume, realizamos a restauração dos bens alienados, através da troca de seus componentes danificados por outros que se encontram em melhores condições. Na terça-feira chegaram seis armários, alguns deles estavam em perfeito estado, prontinhos para uso e outros precisavam de uma pequena restauração na pintura, que se apresentava um pouco desgastada em alguns pontos.
Armário metálico
Já na quarta-feira, o carregamento veio para nos deixar felizes: cadeiras, mesa para computador e de escritório, precisando de pequenos reparos (ou mesmo em perfeito estado, como no caso da mesa para computador) e limpeza. Alguns móveis, inclusive, podem ser trabalhados sob a perspectiva vintage, estilo bastante procurado nos dias de hoje (os arquitetos, claro, podem falar melhor sobre o assunto). 


Mesa para escritório.

Cadeiras.

Assim que recebemos os armários, contactamos a equipe do PEGADAS, um projeto (de pesquisa e extensão) que tinha demonstrado interesse prévio nesse tipo de bem. Eles nos responderam, vieram até nós e separaram um dos armários. Além disso, um representante da residência universitária da UFRN nos procurou, selecionou uma cadeira e uma mesa, que darão um maior conforto aos estudantes. Tanto a equipe do PEGADAS quanto a residência, conheceram nosso projeto através do facebook e do blog.

Neste momento temos disponíveis os seguintes itens, nas seguintes quantidades.




Para mais informações, os interessados devem entrar em contato conosco pelo e-mail: rebem.ufrn@gmail.com ou reutilizar@dmp.ufrn.br

Até logo!