quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pilhas e baterias? Saiba quais os pontos de coleta em Natal/RN.

O controle remoto da sua casa não está funcionando bem ou aquele rádio AM/FM do seu avô não quer ligar? Talvez esteja na hora de trocar as pilhas! Você é daqueles que não gosta de se desapegar de objetos pessoais e guarda até o primeiro celular? Saiba o que fazer na hora de substituir ou não armazenar pilhas e baterias.
Fonte da imagem
Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que estes objetos podem causar ao entrarem indevidamente em contanto com o meio ambiente e, consequentemente, o ser humano. As pilhas e as baterias tem uma considerável quantidade de metais pesados em suas composições, tais como: Zinco, Chumbo, Manganês, Cádmio e até Mercúrio. Quando esses materiais são descartados junto ao lixo comum, podem dificultar - ou até impossibilitar - o tratamento dos resíduos e contaminar seres humanos de forma direta (lixeiros, catadores) ou indireta. A contaminação por metais pesados pode chegar ao ser humano indiretamente quando o resíduo perigoso entra em contato com o solo e chega ao lençol freático, ou quando vai diretamente para as fontes de abastecimento de água - tendo em vista que boa parte do lixo das cidades chega aos rios - e afeta toda a cadeia alimentar humana.

Fonte da imagem

Preocupados com isso e observando questionamentos de alunos da própria UFRN nas redes sociais sobre o descarte correto, decidimos procurar por pontos de coleta desse tipo de lixo. No site da empresa Philips, encontramos dois pontos de coleta de pilhas e baterias em Natal, são eles:



Em ambos os locais, as baterias e pilhas coletadas precisam ser da marca Philips. A empresa também tem pontos de coletas em vários estados do país, basta clicar no mapa neste link e descobrir os endereços.

Além disso, o Grupo de Escoteiros do IFRN está participando da campanha "Doe seu celular" e recebendo celulares velhos no Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN. As caixas de coleta estão na Diretoria de Extensão (DIREX/CNAT) do Campus e permanecerá lá até o mês de dezembro deste ano, quando a campanha acaba. Para mais informações, acesse o site da campanha Doe seu celular ou ligue para a DIREX/CNAT do IFRN no número 4005-9999.

-

Continuamos com as atividades normais do Reutilizar É Bem Melhor e estamos animados e engrenados da execução de um novo projeto, que ficará pronto em breve. Se você se interessa pelo nosso trabalho e está precisando de algum equipamento (mesas, cadeiras, birôs) em seu local de trabalho, estudos coletivos ou projeto de pesquisa/extensão dentro da UFRN, faça como o Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAP), que deu uma nova cara à sala de trabalho com as cadeiras de escritório separadas e salvas do lixo pelo Reutilizar!




Cadeiras de escritório na DIMAP.


Contato:

TELEFONES: 3215-3329 e 9224-0087 (claro),
EMAILS: rebem.ufrn@gmail.com e reutilizar@dmp.ufrn.br .


Nenhum comentário:

Postar um comentário